5

Sobre reflexões natalinas numa noite vazia.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Acho que antes de postar finalmente esse texto eu o reescrevi umas três ou quatro vezes. Não sabia por onde começar, não sabia o que dizer. Na verdade ainda não sei, eu estou escrevendo apenas a nível de atualização, para matar o tempo, para passar essas festas me distraindo com alguma coisa, não que escrever ajude muito.
Indo na contramão da maioria dos meus amigo blogueiros eu não tenho intenção de desejar feliz natal, boas festas, muito pelo contrário, eu realmente não estou com saco para ser hipócrita e ficar escrevendo sobre o quando o natal é época de paz, amor, luz e união, época em que todos devemos nos dar as mãos e deixar sair o melhor de nós. Tudo isso pra mim é clichê, é ridículo. O caso é que a maioria das pessoas embora não consigam se dar conta não acreditam mais nisso tudo, apenas se deixam levar pelo "clima" do mês, enfeites de natal no centro da cidade, panetones nos supermercados e padre Marcelo Rossi nos especiais de fim de ano da TV.
Odeio tudo isso, odeio mesmo. A forma como as pessoas mudam magicamente de uma hora pra outra, mandando recadinhos automáticos no Orkut, dizendo frases feitas de natal e dizendo o quanto o mundo é lindo e as pessoas são legais. As pessoas não são legais, as coisas não estão um mar de rosas, o mundo está caindo nas nossas cabeças e as pessoas insistem em fazer ceias de natal como se fossem morrer se não o fizerem.
Definitivamente esse final de ano de 2010 está sendo o pior da minha vida até agora. Desempregado, sem perspectiva e sem ânimo. Nessas últimas semanas eu tenho pensado muito em Deus, mas não da forma que todo mundo pensa, aliás, na forma que todos foram programados pra pensar. Tenho pensado sobre o quanto de tempo perdi tentando entender e acima de tudo seguir os desígnios de Deus e o quanto isso não tem me levado a lugar nenhum. Sempre procurei ser uma pessoa bacana, amiga, prestativa. Pra que? Agora, no momento em que eu mais precisava de ombros, de amizade, ninguém tá dando a mínima pra isso e Deus, ora, Deus. Será que ele não está vendo como as coisas estão? Parece que quanto mais problemas eu tenho pra resolver, ao invés de conseguir dar um fim, mais me aparecem e eu acabo preso nessa bola de neve do inferno. O dinheiro que eu tenho guardado no banco, cerca de 2000 reais é o único que temos sobrando. Com todas as contas a pagar que temos todos os meses, ele não vai durar nem até o meio de fevereiro.

O que tem me dado nos nervos também são as pessoas que, ao verem minha situação só sabem dizer "pense positivo, você precisa se animar, é natal". Eu juro que quando elas pronunciam "é natal" eu tenho vontade de dar um tiro bem no meio dos olhos delas. Eu não espero que as pessoas me ajudem, aliás, não espero mais nada de ninguém, mas que então pelo menos não me venham com o seu típico ridículo "apoio moral" que em nada me ajuda. Já ouviram falar daquele ditado que diz que "se você não tem nada de útil pra dizer, é melhor não dizer nada"? Feliz natal, boas festas e um próspero ano novo com roupa branca e champanhe é a puta da tua mãe que te pariu! Realmente essas coisas, essas manias me tiram do sério. O meu mundo tá ruindo aos poucos e tudo o que as pessoas sabem dizer é "vai dar tudo certo". Ah, que vontade de sair matando por aí! É nessas horas que eu fico realmente muito fã do Grinch.



Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

5 Divagações

  1. Oii Eduardo

    Infelizmente as pessoas nao sabem o verdadeiro significado do Natal e acaba realmente se tornando cliche, pois a maioria das pessoas sao robos e se deixam contaminar pela sociedade que vivem, nao tendo opinião propria.

    Realmente sua situação nao é a das melhores, mas graças a Deus voce tem saude e força para sair dessa, imagine aquelas pessoas que estao nos hospitais ou que nem se quer tem um lar para morar. As vezes passamos por situações muito dificeis, mas acredito que Deus nos dar um fardo pesado a quem possa carregar.
    Acredite em voce, nao seja pessimista, porque quando temos fé e amor no coração tudo se transforma, temos que ser resilientes e superar todas as adversidades.

    Boa noite

    ResponderExcluir
  2. Desculpa Edu, talvez eu tenha sido uma dessas pessoas que falaram: "vai dar tudo certo". Não era cliché, eu realmente desejo q as coisas caminhem na sua vida. Eu não tenho muito a dizer. Também tenho vivido conflitos nos dias 24 de dezembro, eu não entendo pra que dizem Feliz Natal e fazem tanto alvoroço nas ruas, nas casas, na internet e na TV. Estou aqui na minha, rs, com meus pais, e eu sou grato por isso. Sou grato pq todos os dias posso lembrar das pessoas e desejar algo de bom pra vida delas, por ter essas pessoas por perto ou nem tão perto e poder pedir a Deus pela vida delas, poder compartilhar felicidades com elas e tristezas também e, dessa forma, crescermos como humanos e próximos. Concordo que essa data é uma baita de uma hipocrisia global. É bem triste. Eu postei hj sobre o Natal sim, mas postei de uma forma diferente, no meu Tumblr, após passar o dia todo meditando sobre isso. É tdo muito inconsciente. As pessoas desejam coisas boas inconscientemente, sem realmente se importar com o seu bem. Se esquecem do nascimento de Cristo e mesmo assim, mesmo que se esquecessem e quisessem apenas desejar coisas boas, elas não ligam pra você na verdade. Eu te desejo todo o bem cara, de coração; vejo quão down vc tá, mas não sinto pena de você, pois, por mais q vc me dê um tiro na cabeça, haha, as coisas vão caminhar e eu acredito nisso. Quanto a Deus, Ele é uma pessoa que age de forma estranha mesmo, haha. Eu não sei os propósitos dEle, mas, mesmo assim sempre sei que tem algo por trás de tudo o que se passa e depois eu vejo que é como se fosse um big quebra-cabeça, que não conseguimos entender na hora mas, depois, faz sentido. Enfim cara, Deus é uma questão de fé. Eu creio, mtas coisas tem mudado na minha vida saca, e eu aprendo mto a cada dia com as infelicidades e alegrias, e sempre vejo q há algo mais profundo do que eu possa tentar imaginar.
    Edu, não são palavras clichês de otimismo, mas eu creio que você é capaz de superar isso tudo. Eu sei que arranjar um emprego e ter grana não dependerá apenas de sua vontade e esforço, há mtas coisas nisso, eu só peço a Deus que tudo dê certo, de uma forma bem especial pra você, e peço a Ele pra que vc nunca se canse de lutar. Nada é fácil. E se pra você tá difícil, pra algumas pessoas as coisas se tornaram impossíveis, ilusão, desesperança. Conheço pessoas em situações como essa e até piores, pras quais eu acho q nem teria tanta coragem de dizer essas poucas palavras... Tenha um dia feliz, mr. Edu! Abração :D

    Sam

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduardo!
    Eu tenho estado tão ausente daqui, da net, e o trabalho esta me consumindo todo o tempo. Mais sempre q posso e agora por exemplo tento vir me atualizar, e vir aqui te ler. E entendo como vc se sente diante das falsidades do ser humano nesta data. Não sei ao certo qual foi o dia q Jesus nasceu, mais o povo tinha q inventar uma, e por isso esta comemoração toda. Para mim tanto faz, e é um dia normal, e eu só acho bom pq nem estou trabalhando hoje. mais ontem mesmo eu trabalhei normal, e semana q vem vou fazer o mesmo. Por um lado é melhor assim, sabe! Sei q vc odeia q alguém deseje coisas positivas e etc e tals, mais eu não desejo isso da boca pra fora. Acredite, pois qdo faço, eu o faço de coração. Não é pela data, mais espero q vc tenha um ano de 2011 mil vezes melhor q o de 2010, ok! Q vc consiga um outro trabalho em breve, e q te agrade em todos os sentidos como eu estou tentando lutar para manter o meu. Ando cansada, mais é melhor assim, e sei q vai valer a pena. Boa sorte! Um beijão!

    ResponderExcluir
  4. Como é complicada esta época, em que aparece maximizada a cobrança por coisas materiais enquanto se fala de coisas imateriais e capacidades de se compartilhar, coisa que a maioria não possue, e as pessoas de roupa branca cantando as horrendas músicas do Roberto Carlos e globeiras.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo,
    Se eu te disser que entendo suas palavras e intenção de cada uma, que conheço intimamente, tenho medo de te dar nos nervos também. O que eu te diria agora, usando os meus sofridos, mas extremamente úteis,ensaios e erros é o que acabei de postar no meu blog: Não ficaremos pra sempre a plantar. Um dia a farta colheita virá e abundará frente aos seus olhos incrédulos, isso não é pregação é a experiência de uma pessoa que já viveu muito mais que você e já passou por sentimentos semelhantes.
    bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!