6

Sobre inviabilidade além da imaginação, ilustrações terapêuticas, se sentir vivo e paisagens na janela.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nesse último final de semana fiquei completamente sem idéia sobre o que postar no blog. Na verdade estive tão desanimado pelo tédio que realmente não tive vontade de escrever sobre nada, mas na noite de domingo tive uma conversa que me fez refletir,
aliás, acho que todas as conversas que temos com alguém deveriam nos fazer refletir.
Durante essa conversa com um amigo, questionei por que Deus, ou como eu acredito uma energia superior, às vezes permite que passemos por certas experiências que estão fadadas a não dar certo. Não é na verdade um caso de pessimismo, pois afinal vivo dizendo aqui que o futuro não está escrito, você pode construí-lo como quiser dependendo da sua vontade, mas acima de qualquer outra coisa, do seu esforço. Mas o caso é que algumas coisas na vida às vezes são inviáveis, o que no meu ponto de vista significa que apesar de não serem impossíveis de acontecerem, elas não tem como e nem por onde fazê-lo.
Perguntei a esse amigo qual é o propósito disso, por que é que passamos por situações desse tipo, o que Deus espera que aprendamos, pois acredito que de tudo pelo que passamos tiramos uma lição, mas mesmo assim uma situação desse calibre não deixa de ser torturante. Sim, acredito que o termo é esse: torturante. Uma situação onde você sente o que jamais sentiu antes, para a qual você se entrega, algo que faz cada célula do seu corpo e cada gota de vontade sua desejar que a realidade fosse outra, que se alterasse magicamente, como num episódio de Além da Imaginação, mas no fundo você tem consciência de que as coisas são como são e que infelizmente são obrigadas a ficarem como estão. E como isso dói. Novamente aquela velha premissa se faz presente: sempre aprendemos nossas lições pelo amor ou pela dor. Mas e quando nossas lições precisam ser aprendidas tendo-se que enfrentar um misto dos dois? Como lidar com isso? E como saber o que é que você vai aprender com tudo isso, sem precisar passar pelo fogo e pela tempestade? Todavia agradeço por ter me ensinado sobre o amor, mesmo eu tendo que sofrer por ele. Pode ter certeza de que vou levar a parte boa disso para vida. Quando você guarda alguém realmente dentro do coração, esse alguém vai estar sempre ao seu lado.

Ainda sobre o final de semana, passei-o também fazendo uma coisa que não fazia há tempos e Deus, como percebi o quanto me faz falta: desenhar, pegar um papel, lápis, borracha, sentar e deixar a imaginação fluir pela minha mão. Quando eu era mais novo e tinha mais tempo e também não existia computador e nem Photoshop, desenhava quase o dia todo usando meus lápis de cor, canetinhas, ainda guardo muitos desenhos meus dessa época. Chegava a passar o dia desenhando sem perceber a hora passando. Fazia o traço a lápis, depois caneta preta, lápis de cor e canetinha por cima. Modéstia a parte ficava bem bonito.
Passei esses dois dias fazendo os desenhos que prometi a dois amigos meus, o Levi, do blog Só Pedaços e o Raphael. Já havia pensado em fazê-los há tempos, pois gosto de criar versões em estilo anime de alguns amigos meus, mas desenhar os dois foi realmente terapêutico, pois atualmente posso dizer que são os dois amigos que mais amo, mesmo virtualmente.
Achei que fosse mais difícil de conseguir desenhar os dois não só no tempo que desenhei, mas também deixá-los verossímeis aos seus originais, mas pra minha surpresa, foi tão prazeroso o processo que não tive trabalho para conseguir fazer o que queria fazer.
Apesar de ter feito a maior parte do trabalho no Photoshop, tive que sentar e desenhar e me senti novamente com meus 15 anos de idade, eu realmente me desligo da realidade, esqueço tudo ao meu redor, o que por um lado é ruim, pois se começar a pegar fogo na casa eu morro carbonizado desenhando.
Ah sim, e antes que me perguntem, só desenho de graça as pessoas que amo e alguns amigos mais chegados. Posso desenhar você, mas pela módica e ainda barata quantia de 300 reais. Acredite, meu trabalho vale bem mais que isso.


Finalmente estou com bastante coisa pra fazer no serviço. Confesso que nos primeiros meses foi aquele marasmo, cheguei a me deprimir de tanto tédio, mas agora estou novamente criando novos layouts para os sites da empresa e o chefe tem gostado bastante, pelo menos a primeira vista. Adoraria publicar alguma coisa aqui para vocês verem, mas não posso publicar nada até o site estar no ar, mas só de estar produzindo já me sinto vivo. Não é nenhuma certeza ainda, mas ao que parece eu e os funcionários talvez consigamos uma bolsa no SENAI pela empresa. Se tudo der certo farei meu curso de web designer tão sonhado, pois apesar de estar trabalhando na área, não tenho curso algum nela. Se bem que se tem uma coisa que aprendi nesses últimos anos é que um diploma não é nada sem talento e modéstia a parte, isso não me falta.
Está confirmado: realmente vou novamente esse ano ao AnimeFriends 2011, só que dessa vez o passeio promete ser bem mais animado, já que vou com um amigo e talvez uma prima. Pagamos a primeira parcela da excursão e no mês que vem acertaremos a segunda. Eu adoro pegar estrada de ônibus, mas prefiro o dia à noite, pois posso ficar vendo a paisagem correr pela janela e isso me relaxa bastante, todavia para essa excursão sairemos daqui da cidade às 03h00min da madrugada pra chegarmos a São Paulo no domingo de manhã. Viagem cansativa, já que de noite minha atividade preferida é dormir e não consigo fazer isso dentro de um ônibus repleto de otakus, no máximo acho que conseguirei cochilar por umas duas horas, das quatro que são a viagem, mas com certeza vai valer a pena. Ansioso pelo dia 17 de julho.
É isso amiguinhos. Por hora é só.

Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design, além de pseudo-web-designer. É formado técnico em informática e sabe estourar pipoca sem deixar muitos piruás sobrando. Semi-nerd assumido (se é que isso existe), gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


6 Divagações

  1. Oi Eduardo,
    lendo seu texto, me lembrei de uma passagem que li: "quando Rubem Alves não tinha assunto sobre o qual escrever, ele abria a janela sobre a Lagoa e se sentava à máquina..."
    Minha janela não tem uma paisagem linda, mas a a conotação está aí!
    Um abç!

    ResponderExcluir
  2. Apareceu o meu amigo, olê olê Alá!
    Que bom Edu , sem querer puxar o teu saco ,mas puxando, sinto a falta da tua literatura.
    Ah, sei lá !Me dá um vazio, me sinto oco por dentro quando deixo de te ler.
    Acho que estou mesmo viciado em “divagações solitárias”!
    Mas vamos as reflexões que é o que mais nos interessa, e deixar as brincadeiras de lado.
    Sabe a cada dia acho que as pessoas procuram ou precisam procurar deus, todas as vezes que passam por uma experiência mal sucedida ou contraditória aos seus propósitos.
    É aquele lance de querer encontrar explicações para tudo que não conseguimos racionalmente “metabolizar” em nossas vidas.
    Então acabamos “simplificando” , deus tem as suas razões, e nem tudo na vida acontece do jeito que planejamos!
    Entre outras coisas que falamos quando não conseguimos alcançar os nossos intentos.
    Ultimamente , tenho tido experiências totalmente contrarias aos meus planejamentos, e tenho sido sincero comigo mesmo, foram vários fatores, várias falhas pessoais, varias fraquezas que ainda não superei.
    Pois o dito popular é verdadeiro, podemos enganar todo mundo , mas no fundo sabemos porque não conseguimos atingir determinados sonhos!
    Vixe Maria, estou com um ciúmes danado deste tal do Levi e Raphael, é Levi para cá, Levi pra lá, Rapha pra cá, Rapha pra lá!
    O que é que eles tem que eu não tenho?
    Brincadeiras a parte, sou assim mesmo, sempre tive ciúmes dos meus amigos e quero eles só para mim!
    Mas que bom, que você se encontrou novamente em seus desenhos, não sei se você se lembra , mas sempre afirmei que as pessoas deveriam fazer o que elas mais gostam na vida.
    Pois fazer o que gostamos é afirmar as nossas próprias condições nesta existências. E isto não tem preço meu amigo!
    Mas vem cá você faria um desenho de mim, com as partes feias retocadas ou ao menos amenizadas, e de graça?rsrsrsrsrrrssrsrsrsrsrsrsrsrrsrsr
    É verdade acredito que todo mundo deveria se sentir útil ou tentar ser útil na vida, isso faz um bem danado,principalmente a nossa auto estima!
    Edu , não precisa ser modesto, se você tem talento reconhecidamente pelo que faz não precisa de modéstia não.
    -Sou o melhor no que faço e daí!?!?!?!??!?
    Quanto a fazer o curso no SENAI parabéns, vai melhorar o que já é excelente!
    Para você, será mais um grande passo para a sua evolução profissional.
    Que ótimo, quem sabe , agente não se tromba no anime friend 2011?!?!?!?!??!?!!?
    Adorei a postagem de hoje, foi bastante agregador para mim, te adoro!
    Tirando o fato, que agora você não está nem ai comigo,mas tudo bem, estou aprendendo a compartilhar os amigos com os outros e a lidar melhor com esta minha carencia afetiva!arghhhhhh
    Brincadeirinhas a parte , te adoro, e vê se não deixa de escrever, sinto a falta da sua literatura!
    NAMASTÊTA!

    ResponderExcluir
  3. Ola Edu

    Cara,com Relação ao fato de Deus permitir que passemos certas cituações, acredito que é devido ao livre arbitrio que ele mesmo nos concedeu, agente tem a mania de sempre escolher o cominho mas difícil, e Deus não interfere em nossas escolhas, ele nos ajuda, nos da força, mas não interfere, pois é uma lei que ele mesmo instituiu, deu ao homem o poder e o direito de fazer suas proprias escolhas sem interfiri nisso, a não ser que eles pessam.

    Tem uma passagem biblica que diz assim:

    Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

    Muita das vezes agente entra em cituações em que pensamos que é o melhor pra gente, ou que é o certo de se fazer, mas no final acabamos nos frustando e nos decepcionando, justamento pq aquele caminho nos parecia ser direito e não era.
    E como temos o custume de tomar decisões sem pedir ajuda a Deus ou a energia superior ou seja la como chamem, Deus fica impossibilitado de intervir uma vez que ja fizemos a escolha,por um lado aprendemos, se bem que tem gente que quebra a cara e não aprende, mas em fim... Acredito que muito dos sofrimentos que passamos poderia ter cido evitado se antes de tomarmos as decisões pedissemos direção a Deus, ou a energia superior, pois Depois da decisão já tomada devido o livre arvitrio Deus não intervem, é nisso que acredito


    Cara teve uma época da minha vida que eu também desenhava bastante, mas não sei pq desisti do oficil, mas tenho que confessar que seu talento é realmente indiscutivel, se eu tivesse uns trezentim sobrando eu te pagaria pra vc fazer um desenho meu rs.

    poxa cara eu queria que tivesse um AnimeFriends aqui no Rio, curto muito esses eventos, ja fui em alguns parecidos aqui no Rio mas eram fracos, mas parece que vc dessa vez vai aproveitar bastante né, divirtasse Edu.

    um grande abraço Edu.

    ResponderExcluir
  4. Que massa que tu consegue tirar boas reflexões das suas conversas! :p
    Então, bacana saber que tu não vai mais sozinho para o AnimeFriends.
    Desde quando você e a Daniele(minha madrinha no mundo dos blogs) tão trocando links e comentários? hehehehhehehe.

    Levi Ventura

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduardo,

    Também adoro viajar de ônibus e ficar olhando a paisagem pela janela. Já descobri que é porque eu posso ficar pensando e sonhando acordada. O pensamento voa assim.

    Eu também desenho e, como vc, tenho muitos desenhos guardados. À lápis,lápis de cor, lápis pastel, nanquim, aquarela e guache. Também gosto de fazer rostos. Quando eu me formei na faculdade, tinha um concurso pra bolar como ia ser o convite da formatura. Aí eu fiz o desenho da turma inteira, como se tivessem posando para uma foto em grupo e acabei ganhando o concurso. O desenho foi reduzido até o tamanho do convite, que era um pouca coisa menor que o formato A4.

    Olha, não se deixe abater por essas aporrinhações não. Trata de ir fazendo seus cursos, se especializando, valorizando teu trabalho que mais tarde vc vai rir desses momentos.

    ResponderExcluir
  6. muito legal os desenhos... Pietro ganhou um de um rapaz que desenha aqui, e recebeu um favor então desenhou por livre vontade e me deu. Mas não ficou bacana apesar das tantas fotos que enviei. Eu só sei desenhar palitinhos..kk.. Abraço

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!