3

Sobre assumir-se deficiente, palestras numa manhã de sábado e um dinheiro inesperado, mas muito bem vindo.

domingo, 25 de março de 2012

No último sábado, dia 24/03, fui até a UNESP daqui de Bauru assistir à palestra de duas horas do Prof. Sinuhe sobre gramática. Nunca fui muito fã de pessoas letradas demais ou “eruditas”, pois sempre me passam a impressão de que falam de uma forma demasiadamente rebuscada sobre assuntos simples, do cotidiano. Escrevem uma coluna para um jornal por exemplo, falando sobre corrupção ou sobre buracos no asfalto de uma forma quase poética e isso me enjoa um pouco. Não, não estou discordando do modus operandi dessas pessoas, só sou mais do tipo curto e grosso. Tanto digo que não estou discordando, que gostei bastante da palestra, pois óbvio, como todo o palestrante de culhões que se preze, ele não ficou falando por duas horas apenas de gramática, mas fez críticas sociais e culturais com as quais concordo muito.
Uma de suas críticas e a qual mais me chamou a atenção, foi a de que precisamos ler mais coisas de qualidade, agregar conteúdo realmente relevante às nossas vidas. Ele disse que quando vai a uma consulta médica, sempre leva um livro interessante pra ler, pois sabe que na sala de espera só vai encontrar revistas fúteis, sobre boa forma, fofocas das celebridades, resumo de novelas, entre outros assuntos os quais também considero irrelevantes.
Enquanto ele falava sobre isso, imediatamente me veio na cabeça o portal da UOL. Não sei se vocês ainda se lembram daquele comercial veiculado há uns meses nos aparelhos de televisão, onde um homem aparentemente com câncer, com uma expressão desanimada e derrotada, pesquisava na internet novas formas de tratamento para sua doença, então, quando ele encontrava, o monitor emitia uma forte luz como se fosse um farol a guiá-lo. Coisa hipócrita, cretina e bastante forçada em minha opinião fecal, parafraseando os rapazes do Podcast MRG. Digo isso pois ao acessar o portal da UOL, a maior parte do seu conteúdo é composta por notícias de capa como: “Luan Santana muda corte de cabelo, clareia os fios e posta foto no Twitter”. Oras, eu também clareei meus cabelos, postei fotos no Facebook e ninguém comentou nada. “Paquistanês desafia trânsito e transporta balões em moto”, “Fulano de tal disse em seu Twitter que blá blá blá...”. Sei lá, não sei se sou eu que estou ficando sisudo demais, crítico demais, reclamando de tudo, mas às vezes parece que realmente a mídia e os meios de informação só contribuem para nos deixar ainda mais alienados do que somos.
Não vou generalizar, tanto o UOL quanto outros meios de informação têm sim suas notícias relevantes, matérias úteis, só que ninguém é bobo, a mídia conhece o perfil da maioria da sociedade brasileira e vai atrás de ibope, dando ao povo o que ele espera. Talvez eu esteja sendo injusto ao dizer que a maior parte do povo é assim alienada, mas eu acho que se não fosse, as coisas não estariam no nível que estão.


Finalmente minha carteira de trabalho foi devolvida e na sexta-feira, dia 23/04 fui até o ministério do trabalho fazer minha homologação tão esperada. Tive boas notícias nesse dia, melhores do que eu esperava, ao que parece receberei mais de FGTS do que eu imaginava. Pensei que fosse receber menos de 400 reais por um ano de trabalho, mas pra minha surpresa, tenho uns mil e poucos para sacar do meu fundo de garantia, o que já vai me aliviar bem, pois até sair o seguro desemprego eu não precisarei pedir dinheiro pra ninguém. Também para o meu espanto foi descoberto que o meu ex-chefe será obrigado a me pagar mais um salário, pois ele me mandou embora logo que voltei das férias e pelo que me foi explicado ele não poderia ter feito isso. Foi me dito que o empregado tem direito a um mês de estabilidade logo que volta das férias, só depois desse período é que pode ser demitido. Pelo que entendi, meu ex-chefe tem um prazo de 10 dias pra fazer o depósito. Eu o acho legal, não tinha e nem tenho nada contra a pessoa dele, mas é inegável o fato de que ele é meio burrinho. Na ânsia de tocar seus projetos pra frente, tudo no que ele se concentrava era em programar e programar, deixando todo o resto de lado, inclusive a parte administrativa da empresa, ou seja, acaba sendo sempre o último a saber de certas coisas. Não vou negar que estou felicíssimo em saber que tenho mais essa quantia pra receber, pois dinheiro nunca é demais. Com dois mil e poucos reais eu poderei ficar ainda mais sossegado até conseguir algo novo.
O que saiu também foi a data da minha perícia para conseguir meu passe de ônibus especial para deficientes. Com ele em mãos eu poderei andar de ônibus gratuitamente pelo resto de minha vida, economizando assim um bom dinheiro. Quem me dera essa carteirinha valesse também para viagens intermunicipais e até mesmo excursões, já que não sei como ainda, pretendo com certeza ir ao Anime Friends em julho, mas esperar que ela seja tão poderosa assim é sonhar alto demais. Se eu conseguir economizar pelo menos nos ônibus aqui dentro da cidade de Bauru já está de bom tamanho.
Confesso que de início a ideia de requerer essa carteirinha não me agradou, pois eu estaria expondo a todos “olhem só, sou um deficiente, e isso me incomoda um pouco, pois como já disse, apesar de praticamente ser cego do olho direito e ser obrigado a usar óculos desde os 3 anos de idade até o resto de minha vida, jamais me considerei um deficiente, seja físico ou visual (mental talvez?), mas o fato é que depois que você passa de uma certa idade, vai ficando mais maduro, um monte de coisas que pareciam importantes pra você vão deixando de ser. Um monte de coisas das quais antes você tinha vergonha, passam a não significar nada diante de tantos outros dilemas mais sérios para serem resolvidos. Então, que venha minha carteirinha de deficiente.


COMENTADO NA POSTAGEM:





Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


3 Divagações

  1. Querido Edu: sua condição especial não é a de deficiente, mas a de um mais que eficiente, deveria se chamar de excepcional, isso sim! Aproveita e venha trabalhar aqui na região que estão em desespero atrás de bons profissionais! Eu vivo te mandando links!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo seus links, mas não posso deixar Bauru. Não trabalho apenas por mim, mas por minha mãe e tia também. Se não fosse isso, já teria ido embora de Bauru para sempre e até mesmo mudado de nome e feito várias cirurgias plásticas.

      Excluir
  2. ''Oras, eu também clareei meus cabelos, postei fotos no Facebook e ninguém comentou nada.''

    Oras...é buscar um personal stylist e terás um upgrade na imagem. Onde achá-los? No UOL. E se precisar de um especialista em gramática, é só me chamar.
    Abs.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!