7

Sobre cozinhar pelado, lidar com uma solidão opressora e a nova morada de minha mãe.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Mês de abril terminando e o apartamento que minha mãe “ganhou” do programa My house, my life finalmente saiu. Na semana passada ela foi ver o empreendimento, localizado num ponto distante da cidade e apesar dos pesares disse que gostou do local. Não é uma maravilha, como todas as coisas oriundas de nosso corrupto governo, mas dá pra morar sossegadamente. Minha maior preocupação mesmo é com a segurança dela, afinal, uma senhora de idade, morando sozinha, bem, vocês sabem. Burra ela não é, mas como eu disse, já não é mais jovem e às vezes confunde um pouco as coisas. Tenho medo de acidentes domésticos, mas terei que confiar nela e torcer para que as coisas deem certo nessa nova etapa da vida dela, ou melhor, nessa nova etapa de nossa vida, pois esse acontecimento vai mudar a rotina de minha tia e a minha também. Sempre moramos os três juntos, nunca nos separamos. Apesar de cada um de nós, sentir falta de seu cantinho particular, de sua privacidade, é óbvio que vai ser estranha essa separação. Minha mãe vai se mudar praticamente pra fronteira da cidade, vai ter que lidar sozinha com seus problemas, minha tia já não dorme mais em casa durante os dias úteis da semana, fazendo companhia pra uma vizinha idosa (e ganhando por isso, é claro). Analisando isso, percebo que passarei a morar praticamente sozinho em casa, pois quando chegar do trabalho ou da universidade, minha tia já terá saído, apenas deixando a janta pronta pra mim. De manhã, quando eu levantar pra ir trabalhar, também estarei sozinho, pois minha tia ainda não terá voltado pra casa. Vou ter a privacidade que tanto desejo, mesmo que somente por algumas horas, mas admito que também vá sentir mais pesada a minha solidão. Gosto do silêncio, mas ele me é muito opressor, vez em quando.


Como disse meu melhor amigo Raphael, haverá vantagens e desvantagens. Terei, por exemplo, que cuidar melhor de minha saúde, não que já não faça isso, mas vai ser chato ficar doente passando a maior parte das noites sozinho em casa. Por mais que queiramos nossa independência e a mereçamos, por mais que tenhamos algumas desavenças, quando a água bate nos glúteos sempre buscamos o apoio dos pais, embora eu sinceramente esteja mais preocupado com o bem estar dela, sozinha naquele apartamento, do que com o meu. Embora ela esteja relativamente bem, é oficialmente bipolar, toma seus medicamentos e eu não sei se, pelo menos de início, ela vai lidar bem com essa mudança toda de rotina. Por sorte ela é uma pessoa bastante verborrágica e faz amizades facilmente. A aconselhei a conhecer bem as pessoas do local, fazer novas amizades com os vizinhos, o síndico, o porteiro e quem mais for confiável. Logicamente que terei uma cópia das chaves de seu apartamento e ela terá uma cópia das chaves de casa. Assim, quando sentirmos necessidade ou houver qualquer imprevisto que seja, poderemos adentrar um a morada do outro, livremente e sem culpas por estar invadindo ou algo do tipo. Uma das partes boas de toda essa mudança é que poderei realizar um sonho de infância: sair do banho e passar o resto da noite desnudo em casa. Já experimentaram jantar pelados? Muito confortável, refresca os genitais.
Talvez me deprima um pouco no início também, mas vou procurar trabalhar isso. Como disse, as vezes o silêncio e a solidão que sinto são opressores demais e pode ser que isso me afete mais do que comumente. Não sou uma pessoa que tem um grupo de amigos com quem possa sair e conversar, como a maioria dos seres humanos normais, tenho uma dificuldade astronômica para me envolver afetivamente com alguém e a única pessoa que de fato conversa comigo, conversa mesmo, de forma constante é o meu amigo virtual Raphael. Somente quando a pessoa sente as mesmíssimas coisas que você, é que ela realmente te compreende. E meu amigo se encaixa nisso.


Com esse novo estilo de vida doméstica se aproximando, minha mãe morando sozinha, minha tia dormindo fora e eu 1% mais solitário, tenho pensado em aprimorar os meus dotes culinários, que não são muitos, na verdade quase nenhum. Não que eu vá ter tempo para cozinhar durante a semana, pois trabalho o dia todo, além do fato de, como já disse, minha tia com certeza deixar a janta pronta pra mim, mas eu acho que pode ser uma oportunidade pra que eu não apenas aprenda coisas novas, como também me distraia um pouco, espante a solidão. Já experimentaram cozinhar pelados? Deve ser bom. É só não deixar cair nada quente da panela nos genitais.
Pintos à parte, agora já estou mais calmo em relação à essas mudanças que se avizinham. No começo fiquei bastante nervoso, pensei em tirar da cabeça de minha mãe essa ideia tola de morar sozinha, com quase 70 anos, mas é como eu estava falando ontem com meu amigo Raphael: algumas vezes, para que mudanças ocorram em nossa vida temos que arriscar dar passos no escuro, caminhar em territórios desconhecidos, inexplorados. E pensando bem, as mudanças que estão prestes a ocorrer nem são tão radicais assim, tudo é uma questão de se adaptar a essa nova realidade. Pode ser que muitas coisas mudem, pode ser que as coisas não mudem tanto quanto eu estou imaginando. Vou deixar o barco seguir e continuar a fazer o que venho fazendo nos últimos anos: sobrevivendo, lidando com minhas perdas, decepções e descobrindo a cada novo desafio, que sou mais forte do que eu supunha. Sim, pois modéstia bem à parte, sou muito mais forte do que eu imaginava ser.


EDUARDO MONTANARI
Virginiano, bauruense, estudante de Design, ilustrador e web designer. Amante de cinema, quadrinhos, boa música e outras nerdices. Sonhando com o namorado ideal.



7 Divagações

  1. Fantástico seu texto! Me encaixo em muita coisa que vc escreveu. Sou uma pessoa extremamente sozinha, sem amigos, sem namorado, que quer morar sozinha. Quero me deixar levar, como se fosse uma folha seca, pela vida. Tá foda essa vida na Terra viu, quero ir pra outro planeta urgente! Meu melhor amigo é um sacana, nem me dá bola mais, não sou mais útil pra ele, eu e meu (ex) namorado não nos entendemos mais...Desculpe eu estar desabafando aqui no seu blog, mas seus textos são um modo de eu poder me comunicar com alguém, ter contato com alguém que passa por muitas coisas iguais a mim. Só pra terminar, eu já fui teu "amigo" de facebook mas vc desfez a amizade (rs). Tudo bem, nem conversávamos, nem tínhamos contato. Acabei desativando o meu perfil, por isso que estou comentando anonimamente. Abraços e muita força pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz por saber que alguém ainda lê algo que escrevo aqui, pois as vezes fico sentindo que falo com as paredes.
      Não sei quem você é, apenas por essa sua postagem, mas não me entenda mal. Se eu te excluí, não foi por nada pessoal com você. É que eu realmente sou uma pessoa muito carente, solitária e algumas vezes fico revoltado pelos meus contatos nas redes sociais nunca puxarem conversa comigo, então acabo deletando. Mas tenho aprendido a dar segundas chances, vez em quando, se sinto que pode valer a pena. ;). Muito obrigado e tudo de bom pra você!

      Excluir
  2. É muito bom a gente escrever, por num papel ou numa tela de computador, celular, enfim, o que a gente sente. Serve como um descarrego, uma coisa pra gente botar pra fora e deixar nossas costas carregar menos peso, nos sentirmos mais leves.
    Eu entendo vc, sou muito carente também e fico p... da vida qdo começam a me ignorar e não me respondem mais. Por isso desativei minha conta logo duma vez; percebi que esses "amigos" são apenas números e quadradinhos de uma lista de amigos virtuais. Cansei de ver postagens onde as pessoas se exibem felizes da vida, com fotos, mensagens e tudo o mais, como se a vida delas fossem de fato tudo aquilo que mostram. E cansei de ver postagens onde só aparece desgraça e falam de coisas ruins; o mundo real já está repleto de tantas maldades e de tanta coisa ruim...Agradeço por vc ter lido meu comentário e ter retornado. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez eu escrevi aqui que eu não leio e nem publico comentários anônimos, mas isso é porque muitas pessoas covardes, usam do anonimato para te criticar de forma agressiva ou discordar de você de forma grosseira. Nunca pedi que concordem com minhas opiniões, afinal, não me considero o dono da verdade, apenas escrevo o que sinto. Como as pessoas interpretam isso já é com elas. Mas quando vejo comentários como os seus, bastante educados e gentis, não ligo da pessoa ser anônima, ela concordando com as coisas que escrevo ou não. O que gosto muito nas pessoas é isso: simpatia. Agradeço mais uma vez! :)

      Excluir
  3. Que bom, me sinto feliz por vc não ter me ignorado ^^ Essa é minha natureza, ser gentil e ter cuidado com as palavras, mesmo qdo eu não concordo com alguma coisa. Tento sempre compreender o lado do outro também. E é verdade, pessoas anônimas costumam ser covardes e falam tudo o que quer, são grosseiras, só porque estão no anonimato. Abçs e obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Defeitos todos temos. Eu tenho muitos, vivo escrevendo isso aqui e em minha redes sociais. Tenho sentimentos ruins, negativos, preciso controlar meu gênio, mas ainda assim me considero uma pessoa "do bem". Sou apenas muito perdido em alguns pontos e isso confunde demais a minha mente. O caso é que a maioria dos seres humanos não está acostumado com franqueza, sinceridade, e eu sou do tipo que falo o que me vem na cabeça. Esse tipo de comportamento as vezes irrita bastante as pessoas. Mas sou como sou. Quem realmente me compreende consegue enxergar outras coisas em mim.

      Excluir
  4. Pois é, se soubermos como controlar esses sentimentos e pensar muito antes de falar tudo que vem na cabeça, acho que não haveria tantos conflitos. Tem coisas que devemos guardar para nós e engolir - às vezes não vale a pena o desgaste. Meu ex namorado é uma pessoa super do bem, gentil, mas o gênio dele, seus sentimentos ruins e negativos fizeram com que eu me afastasse dele, mesmo depois de ter dado várias chances e de tê-lo aconselhado a mudar suas atitudes. Enfim, não dava mais, foi tudo em vão e deu no que deu.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!