4

Sobre as coisas que o tempo vai levando.

sexta-feira, 8 de abril de 2016


Chame de pessimismo se quiser, não ligo, mas o negócio é que há tempos não me planejo mais pra nada, com a intenção de evitar frustrações futuras. Tenho vivido meus dias um de cada vez e tentando, com ênfase no tentando, resolver meus pepinos um de cada vez, o que não tem sido nada fácil de fazer, com ênfase no nada fácil.
No final de 2015, ingenuamente tive esperanças de que 2016 seria diferente, que eu teria tempo, dinheiro e disposição de fazer tudo e mais um pouco, colocar em prática todos os meus pequenos planos, uma vez que agora estou livre das aulas noturnas, provas, trabalhos e da encheção de saco habitual de um curso superior. Mas acontece que o tempo está passando bem depressa, voando mais rápido do que eu consigo pensar em fazer meus planos medíocres. O dinheiro não me sobra, a cada dia sinto que tenho trabalhado mais e tudo vem compensando menos. As coisas em casa acabam e se quebram mais rápido do que eu tenho condições de repor e isso é muito desgastante. 80% do meu salário vai pras despesas e o resto é pra pegar um cineminha vez em quando ou comer um pastel nos finais de semana. Eu mereço, sou humano e preciso me distrair. A maioria das pessoas que talvez diga o contrário, que talvez fale que eu deveria economizar mais, não acompanha minha rotina para saber o quanto é estafante e pouco recompensadora. Então, com pouco tempo livre e pouco dinheiro pra gastar, só tem me sobrado ser essa pessoa robotizada, mais um peão na sociedade, igual a tantos, trabalhando não para viver, mas para sobreviver, pagando contas e repondo a comida na geladeira. Outro dia li uma dessas ridículas frases de autoajuda, que dizia que “se você não está feliz no seu emprego, peça demissão, pois é preferível preservar seu bem estar”. Bem, a pessoa que disse essa frase ou é rica e não precisa trabalhar ou não mora no Brasil.

Com o término do contrato do estagiário que me ajudava na empresa, a minha situação piorou um pouco nos últimos dias. A sobrecarga de trabalho é constante e eu até já andei cometendo alguns erros chatos e levei uns belos puxões de orelha. Justificar meus erros dizendo que estou sobrecarregado e cansado não adianta, sabem como é, patrões querem resultados, independente de qualquer coisa. Perguntei sobre a possibilidade de um aumento salarial ou, se não isso, pelo menos diminuir minhas horas de trabalho, nove horas por dia não tem sido fácil, mas é claro, nada feito e eu estou cansado demais para insistir em qualquer coisa que seja, só gera dor de cabeça e perda de tempo. É nadar e morrer na praia. Isso vale pra pessoa também, parei de insistir com elas. Que digam que fui eu quem se afastou, mas foram elas que se afastaram de mim em verdade. Eu apenas decidi pagar na mesma moeda.

Dentre os meus planos para 2016 estava conseguir um novo e melhor emprego, mas ao contrário do que esses otimistas chatos dizem, querer nem sempre é poder, varia de uma situação pra outra. A gente se forma e vê que conseguir um bom emprego não é tão fácil quanto se pensava. As coisas não são instantâneas, não vou de uma hora pra outra achar o emprego dos sonhos e ganhar o salário que considero justo. Como disse, sou apenas mais um peão na sociedade, sendo constantemente obrigado a me sujeitar ao que a vida vem me oferecendo.

Tenho pensado muito nas pessoas que venho deixando pra trás, por um motivo ou outro e o quanto é irônica a sensação que sinto quando me lembro delas ou tenho alguma notícia. Opto por deixar pessoas para trás, mas a sensação constante de que sou eu quem está sendo deixado pra trás, no sentido não de abandono, mas de ser ultrapassado por elas em vários sentidos é avassaladora. Eu as deixo pra trás na vã esperança de que elas tentem novamente me alcançar, mas depois de um tempo me dou conta de que sou eu quem está tentando chegar onde elas estão.



4 Divagações

  1. Eduardo entendo perfeitamente vc!! Ando me decepcionando tanto com as pessoas. Me afasto qdo sou magoada, mas no fundo faço isso achando q elas vão sentir minha falta e me procurar e elas "simplesmente" seguem a vidinha delas!! Sempre falam q meu erro é esperar algo das pessoas, mas como não esperar?? Preciso aprender a praticar o desapego, mas tudo que sinto vontade é de "esganar" as pessoas perguntando o pq de agirem assim por mim, custa se importar nem q seja 50% do que m importo com vc?? Essa vida é uma merda! Desculpa...acho q entrei aqui nu momento ruim e..desabafei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, não se preocupe. Esse espaço não serve apenas para os meus desabafos.

      Excluir
    2. Amigo,

      De facto existem aqueles momentos que nada do que planeamos funciona. Muito disso está relacionado com o nosso próprio flow de vida. Todos nós passamos por isso atenção, não és o único, está tudo uma porcaria em toda a parte, mas dentro desta porcaria está também coisas boas. Agora tudo vai depender de que filtro você usa. O filtro para ver o bom ou para ver o mau.

      Tudo está associado a nossa percepção, principalmente de nós mesmo. Quando soltar todos estes medos que têm, ( que infelizmente se identifica como sendo parte integrante do teu EU e não é), tudo para ti será diferente. O exercício da tua experiência de vida é exactamente superares a ti mesmo, espiritualmente. Aprenderes a valorizar o que és, a tua criatividade principalmente.

      A tua melancolia, nada mais é uma ferramenta, pois é ela que te faz produzir parte da tua arte, não te deves identificar com ela, mas sim usa-la para puderes expressar o teu talento.

      Excluir
    3. Andrea,

      Quando deixares de necessitar de atenção e principalmente aprovação das pessoas, verás que tudo mudará. Tudo que te acontece é resultado da tua própria criação. O que quero dizer é que quanto mais dependeres de opinião, mais receberás as não favoráveis.

      A vida não é uma m*, mas tu estás a torná-la, principalmente porque projectas demasiado os teus anseios nos outros. Isso vai acontecer com tudo e todos com que partilhares se não assumires as rédeas da tua vida.

      O que precisas tratar não é o desapego, mas sim a segurança. Precisas voltar ao útero, ou seja, precisas melhorar a tua relação com os teus pais, para te sentires mais protegida, pois toda a tua necessidade vem muito do sentimento de falta de protecção.

      Excluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!