5

Sobre Renovação

sábado, 17 de outubro de 2009


“Preciso urgentemente me renovar.”

De uns dias pra cá essa frase tem martelado na minha cabeça hora sim, hora não. Tudo bem, é o tipo de pensamento que muita gente tem todo dia e toda hora, quando dá uma pausa na sua corrida incessante, senta e toma fôlego. Eu mesmo, durante as minhas auto-análises periódicas (que por sinal tem sido cada vez mais constantes) constato essa necessidade, esse quase pedido de alerta do meu psicológico. “Preciso urgentemente me renovar.”

Eu tenho mania de querer conservar as coisas da minha vida comigo para sempre. Situações, amigos, sentimentos. Durante muito tempo eu achei que isso era necessário. Digo mais, achei que era assim que as coisas funcionavam. Que você não apenas passa por coisas da vida, mas as pega no caminho e as mantém com você.

Tenho um defeito grande que é o de não aceitar coisas inevitáveis. Muitas coisas na vida podemos controlar, outras não. Por conta disso, já sofri muito e ainda sofro cada vez que sou forçado a aceitar algo que a vida me impõe, como tribulações e separações, mudanças grandes ou tomadas radicais de decisão. Acomodo-me de tal forma a uma situação que fico dependente dela como um parasita. E ao acomodar-me em uma situação confortável acabo realmente parasitando naquele ponto. Sugando o que eu puder daquilo, com medo de deixar pra trás. Tentando extrair mais coisas daquilo, sendo que nada mais há que possa ser aproveitado.

Hoje vejo que é bobagem termos a prepotência de acreditar que somos diferentes ou até mesmo melhores que uma simples planta. Embora pareça clichê, é nessas horas que você realmente consegue ver o quanto somos unos com a natureza e a essência do planeta todo. Precisamos basicamente do mesmo para sobreviver, que uma pequena planta: Cuidados, carinho, água, sol, alimento... Renovação.

“Na natureza nada se perde. Tudo se transforma”. Tudo se renova.
Estava conversando com a minha prima Alessandra outro dia sobre o quanto as frases e ditados mais batidos, mais clichês é que no final das contas são os mais verdadeiros. Tai outra coisa que demorei anos para aceitar.
Assim como as árvores e plantas, os homens tem folhas secas e ramos que precisam de tempos em tempos ser podados para que se continue crescendo forte. Manter isso enfraquece. Pode não se levar a uma morte precoce, contudo impede que novas coisas brotem no lugar.

Tenho percebido isso fortemente nos últimos meses. Em 2005, antes de ingressar no meu curso técnico, estava apreensivo e ansioso por novas experiências. Pelo que me aguardaria nos três anos de curso que eu estava prestes a fazer. Todavia, percebo hoje que eu não estava ansioso apenas para passar por novas experiências, mas sim “coletá-las” e moldá-las de acordo com a minha conveniência e a minha crença do que seria “vivência”.
Mas a vida assim como o tempo, não pode ser contida. E da natureza que ela flua. Vejo agora que não aceitar isso é lutar contra o inevitável. E lutar contra o inevitável é uma batalha a qual você já sabe que vai perder.
Posso estar batendo na mesma tecla há meses e me mostrando bastante obcecado com o que houve, mas o fato é que não posso negar que a experiência que tive durante minha convivência com o Ricardo, não as partes boas, pelas quais embora ele talvez não acredite, agradeço, mas por tudo o que houve de ruim entre nós, foi fundamental para que eu passasse, mesmo depois de todos os erros cometidos, a ver as coisas por outra perspectiva.

De todas as pessoas que já passaram pela minha vida e tentaram me dizer isso das formas mais variadas possíveis, foi ele, não com o seu lado ruim, nem com seu lado bom, mas com seu lado racional, que me mostrou que nada dura para sempre. Que tudo passa, que a vida segue seu rumo e que se quisermos deixar o passado de lado temos que caminhar pra frente.
Por mais que amemos alguém ou algo, em dado momento temos que deixar que isso, não parta, mas sim se renove, pra se transformar numa coisa totalmente nova e diferente.

Me buscando, afastei-me da maioria dos meus amigos. Eles respeitaram isso e hoje, alguns magoados, outros não, mantém distância.
Todo esse tempo sozinho, todo esse isolamento tem me feito refletir muito em como eu tenho tentado a vida toda lutar contra coisas que jamais conseguirei vencer. Não porque sou fraco, mas sim porque elas não devem ser vencidas. Elas fazem parte da ordem natural das coisas.

Certa vez o Adriano me disse que o que me falta é praticar o ato de aceitação. Aceitação de que algumas coisas são como são. De que a vida passa, as pessoas passam, as situações passam. O que você pode fazer é tentar aprender com tudo isso e renovar algumas partes. Principalmente as que dizem respeito a si mesmo.


5 Divagações

  1. Já é um grande passo quando a gente toma consciência disso, de que tudo tem seu tempo
    e é preciso que a gente esteja atento pra saber o que já passou e ser corajoso o suficiente p/ deixar sair da nossa vida.
    Mas é aquilo: na teoria funciona, já na prática...
    Deixar as coisas fluirem parece uma idéia fácil mas é muito complicado.
    E não há um manual de como fazer isso. Só nos resta tentar, de algum jeito, e lembrar de que
    ficar martelando essas coisas não só não funciona como ainda nos prejudica. Muito.
    Mas você já tem pistas do por que age assim? Porque se agarra tanto a essas coisas?
    Será que talvez, não seja um medo de encarar o que virá depois, e que ainda é totalmente
    desconhecido?

    Gostei muito dessa frase sua: eu tenho tentado a vida toda lutar contra coisas que jamais conseguirei vencer. Não porque sou fraco,
    mas sim porque elas não devem ser vencidas.
    Fico pensando que às vezes, essa mania humana de querer questionar, de querer entender tudo,
    de querer mudar o que não lhe parece justo é um grande defeito.
    Há um lado bom em se fazer isso, claro, mas pra essas coisas que você bem citou, não adianta nossa birra, nosso bico,
    nosso mal humor batendo o pé no chão e se negando a acompanhar...nada disso fará
    diferença alguma porque é algo que não está em nossas mãos.

    Texto grandioso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O pior de tudo isso é que, mesmo constatado os problemas e visualizando as suas soluçoes (haja vista que todo problema tem soluçao, e se nao tem solução nao é um problema) a gente fica PARADO, PARALISADO, ficamos em uma conduta expectante. Entre informação e ação existe um abismo. Estou bloqueada. Fiz outra coisa e bloqueei o que ia dizer. Bosta.

    ResponderExcluir
  3. Ah sim
    eu ia dizer isso q vc disse que certas coisas nao podem ser mudadas....isso é GOVERNABILIDADE(gosto dessa palavra). Existem coisas que voce tem governabilidade e outras que vc tem apenas influencia e outras que vc esta "fora do jogo". E embora eu acredite no efeito borboleta, onde toda e qualquer atitude que tomamos há de ter efeito em alguma parte do sistema (diga-se caos), de fato algumas coisas nao estao ao nosso alcance e simplesmente gastar tempo para se preocupar com essas coisas é remar contra o rio.

    ResponderExcluir
  4. Esse seu texto tem tudo a ver comigo escrevi um dizendo praticamente a mesma coisa.Me identifiquei com a parte "Eu tenho mania de querer conservar as coisas da minha vida comigo para sempre. Situações, amigos, sentimentos. Durante muito tempo eu achei que isso era necessário. Digo mais, achei que era assim que as coisas funcionavam. Que você não apenas passa por coisas da vida, mas as pega no caminho e as mantém com você.",Vc comentou no meu post Como nasceu seu blog?Agradeço por acessá-lo e lhe recomendo que vc leia este texto que fiz http://euseiquepossovencer.blogspot.com/2009/05/reinvente-se-ou-mude-de-vida.html Seu blog é ótimo,me identifiquei muito com ele!!!

    ResponderExcluir
  5. Eduardo, boa noite... achei seu blog por acaso no google... e a cada texto que leio, percebo que momentos da sua vida são muito parecidos com muitas coisas que eu também passei. Passo na verdade. Como este texto, onde você diz sobre não aceitar as coisas... pra mim está sendo uma grande luta me resignar à certas coisas. Digamos que as coisas da vida se dividem em 2. As que podemos mudar, e pra isso devemos nos dedicar e mudar. E também se divide naquelas que não podem ser mudadas.... nas coisas que simplesmente são, e aceitar ou não aceitar não vão mudar nada. Resignar é o que podemos fazer... ou seja, aceitar as coisas como elas são, e se adaptar a elas.

    Gostei muito do seu blog.... estou lendo aos poucos e gostei bastante... me identifico muito com muitas coisas ditas por você... sobre amizade... sobre dificuldades... sobre se conhecer... somos muito parecidos... até na profissão, pois tb sou designer...

    Mas te digo, que a vida é assim mesmo. Renovação é algo relativo. Me sinto sempre como um ciclo. Assim como o mundo é redondo, e dá voltas em si e no sol, nossa vida também é feita em ciclos. Um dia estamos bem... em outros simplesmente tomamos um tombo. Nos levantamos... caimos outra vez... e a vida vai sendo vivida...

    Como dizem, chegar num objetivo, não é o que importa. O que importa é o caminho que você percorreu até chegar lá... Se algum dia tudo terá uma explicação, vai ficar a critério de Deus... acho que certas coisas não tem explicação... elas apenas acontecem... e confundem nossas vidas.

    Para pessoas, de certa forma, como nós, a vida é um aprendizado e uma luta diaria. É difícil ser diferente, é difícil lidar com pessoas, com amigos... com família.... mas se tem algo que tenho aprendido, é que Deus nunca nos dá uma cruz que não sejamos capazes de carregar.

    E Ele também trabalha nas oportunidades. Por exemplo... se você pede coragem para Deus, ele não vai te dar aquela força interior que você quer... ele vai apenas te dar a oportunidade de ser corajoso.

    Cabe a nós percorrer cada dia de nossas vidas. Muitos não entendem as mudanças de humor, como vc relatou em alguns posts. As vezes nem nós mesmos entendemos... e daí, os fins de semana são sempre terríveis. Sem a correria do trabalho, a cabeça fica vazia... e toda sua energia é direcionada para os conflitos e problemas.

    Bom... sem me extender mais, gostei demais do seu blog, e continuarei lendo os posts antigos e já assinei o RSS. Não tenho conta google para seguir seu blog, mas confesso que vendo o efeito que essa sua atitude de simplesmente escrever para quem quiser ler sobre tudo que se passa com vc, é algo muito válido... e até me desperta a vontade de quem sabe criar um blog também... afinal, devido a distância de amigos, familia e convivio social, desenvolvemos alguns talentos... como pensamento lógico, escrita... e formas de resolver as coisas de forma mais direta... é algo que vou pensar...

    Obrigado por partilhar e dessa forma, ajudar também muitos que passam coisas semelhantes. Valew!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!