7

Sobre planetas grudados, raízes fortes e 3D.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Li não me lembro onde que esse último final de semana foi mais parecido com um desses finais clichês de desenhos da Disney: A mocinha casou com o príncipe e o vilão da história morreu. Achei hilário e muito criativo isso. Teve também o lance da beatificação do Papa, mas como eu não me ligo em religiões eu realmente considerei isso algo tão insignificante quanto o que eu deixo dentro do meu vaso sanitário todas as manhãs antes de ir pro trabalho. Na verdade o casamento real e a morte do Osama também não me afetaram nem um pouco, as emissoras, principalmente a Globo, como sempre, anunciavam o casório como "o evento que vai fazer o mundo parar", bom, pelo menos o meu mundo continuou rodando normalmente sem problema algum,
já o dos deslumbrados, fofoqueiros, leitores da revista Contigo e seguidores de BBB da vida, deve ter freado brusacamente nesse dia. Que bom, eles casaram, é daí? No que isso vai mudar minha rotina? Continuo tendo que acordar todos os dias e fazer as mesmas coisas que faço, pagar contas, comprar comida, roupas, trabalhar. Soube de muitos casais que marcaram casamento na mesma data da realeza só pra fazer aquele climinha cafona de amor monárquico. Bah, o ser humano só não é mais ridículo porque não existem dois planetas Terra grudados um no outro.
Confesso que fiquei surpreso com a morte do velho Bin. Não torcia a favor, mas também não torcia contra, pra mim ele era como a família real, indiferente. Lógicamente que me veio aquele pensamento de "um calhorda a menos no mundo", mas o que sempre me irrita nessas ocasiões é a ênfase que toda a imprensa dá ao caso. Sim, claro que foi importante, histórico na verdade, as futuras gerações lerão sobre isso nos seus livros (que antiquado), sobre quem foi Bin Laden, o que ele fez e como ele morreu. Mesmo assim ligar a TV pela manhã e escutar a ridícula da Ana Maria Braga lendo o teleprompt igual a uma autista, falando pausadamente sobre a foto de Bin Laden morto é bem irritante. Bem, morreu, já foi tarde, antes ele do que eu. Manda um beijinho pro Sadan e vai dar o cu pro capeta.


Muitas pessoas pensam que ser amigo, namorado verdadeiro, que querer o bem de outra pessoa, amá-la, consiste apenas em carinho, incetivo, apoio incondicional e consolar nas horas de maior precisão. Eu mesmo sempre desejei apenas isso, alguém que me compreendesse, me ouvisse, me consolasse e me desse o colo que eu tanto desejo. Isso é muito bom, não é de todo errado e eu particularmente considero até um direito você desejar isso. Não há quem não queira ser amado, acalentado e ouvir que tudo vai ficar bem, mas o caso é que amar alguém também consiste em não só enxergar suas qualidades, mas seus defeitos também e tentar corrigí-los, seja com uma conversa, seja com um sermão. Seria tudo muito bonito se as coisas se resolvessem como nos filmes, onde com uma troca de olhares, um beijo, um conselho simples tudo fosse compreendido e resolvido prontamente para o final da trama, mas infelizmente a vida é bem mais realista que isso e as vezes por amor precisamos ser um pouco duros, pra deixar claro nosso sentimento e o quanto queremos a felicidade de determinado alguém.
Assim como não existe vitória sem sofrimento também não existem relacionamentos sem alguns atritos. Quando esses atritos são gerados por um motivo válido, como algo que se resolvido pode melhorar ainda mais o relacionamento, eles são muito produtivos, na verdade fundamentais. Embora seja clichê, hoje vejo o quão certo é o que a maioria diz, pequenas confusões, atritos, discórdias, debates são fundamentais pra fazer amizades, namoros e qualquer tipo de relacionamento funcionar. Um relacionamento sem isso, sem desavenças, sem que um discorde do outro, sem conflitos não é um relacionamento de verdade, na verdade ouso dizer que não é nem amor de verdade. Assim como quem ama liberta, quem ama aconselha e repreende se for o caso. Se você é daqueles ou daquelas que está sempre passando a mão na cabeça do outro, concordando com tudo no outro, apenas para não gerar conflitos na relação, então sinto muito, você não ama, apenas morre de medo de perder o que você conquistou e ficar sozinho novamente. Acredito que toda a forma de amar valha a pena, inclusive as mais atribuladas. Acho que no final são essas que criam raízes mais fortes.


Essa moda de filmes 3D é uma coisa que realmente vem me irritando muito. Ao contrário do que a maioria acha, eu considero essa nova geração de filmes 3D enfadonha e repetitiva, digo, no sentido das cenas. Tem sempre coisas voando pela tela em sua direção, luzes coloridas, túneis, quedas, tudo muito legal (imagino, pois não posso ver em 3D), tudo muito divertido, mas eu acho que tira uns 50% da originalidade da coisa, pois você já vai ver o filme imaginando que terão cenas assim. Acho que isso compromete o roteiro, pois, acabam sendo tantas cenas de ação, tiroteio, efeitos especiais que isso compromete a trama. Transformers 2 por exemplo já foi um lixo, imaginem se tivesse sido em 3D.

Os filmes em 3D me irritam não só por causa disso, mas também porque eu não consigo vê-los, já que é preciso das duas vistas para tanto e eu sou praticamente cego de um olho. E na sexta passada estreiou aqui Thor, um filme que eu queria mesmo muito ver, pois como todo o bom nerd eu adoro filmes de super-heróis. O domingo chegou, após a almoço arrumei-me, tomei meu banho, passei meio litro de perfume da Natura e fui ao shopping debaixo de um pé d'água, louco pra ver o filme. Depois de quase uma hora de ônibus cheguei ao meu destino e subi a escada rolante aos passos, pra não me atrasar, mas aê, qual foi a minha surpresa ao ver que as duas únicas salas onde o filme está sendo exibido, o estão fazendo em 3D. Maravilha né? Até me recomendaram a ir nesse mesmo, pois se colocasse os óculos, com uma vista só veria em 2D normalmente, mas não vou pagar o triplo de um ingresso normal pra colocar aqueles óculos em cima dos meus de grau, ficar parecendo um lunático e ainda ver tudo em 2D enquanto todo mundo fica se contorcendo na cadeira desviando do martelo do deus do trovão.
Infelizmente Bauru é uma cidade precária em opções de sala de cinema. Só temos cinco em nosso único shopping e mais quatro ou cinco acho, no meio da estrada fora da cidade. Nessas aí até estava passando em 2D comum, mas haja saco pra pegar o ônibus e sair dos limites da cidade pra ver um filme. Só se me pagassem. Mas ao que tudo indica daqui uns anos teremos mais um shopping aqui, a cidade não para de crescer e isso é muito bom. Quem sabe mais umas cinco salas de cinema não deixam a minha escolha de filmes mais equilibrada e democrática?


Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design, além de pseudo-web-designer. É formado técnico em informática e sabe estourar pipoca sem deixar muitos piruás sobrando. Semi-nerd assumido (se é que isso existe), gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


7 Divagações

  1. Du, concordo com você de que gostar de uma pessoa não é só passar a mão na cabeça. Somos todos falhos, todos temos um ponto pra melhorar, todos temos um ou outro aspecto que é mais complicado pra mudar.
    Por causa disso sei que a amizade entre eu, você e o Rapha é especial e verdadeira, porque nos ajudamos e dizemos o que o outro precisa ouvir.
    Eu tenho medo sim de perder o que conquistei, vou lutar com minhas forças pra não perder e sei que você vai me ajudar a lutar.

    Levi Ventura

    ResponderExcluir
  2. Voce já reparou como as pessoas ao invés de
    se valorizarem, valorizam aos outros.
    Na verdade, não é só valorizar, eles "endeusam",
    uns bostinhas,que cagão, mijam, e sentem
    dor como qualquer outro terráqueo na face da
    terra.
    Rainha, Rei, principe e princesa, quanta PalhaçadaS!
    Titulo de nobre?
    Como assim? Não são eles, que dão um duro
    danado para manter a riqueza do pais.
    Não são eles que se privam, de comer o básico,
    ou economizam, para poder sobreviver, num
    mundo cada vez mais escasso de recursos.
    Ao contrario são poupados de ver as desgraças,
    e a miséria do mundo.
    Mas quer saber, a verdade, somos nós os
    verdadeiros culpados, pois como disse
    idolatramos, estes merdinhas que casaram,
    e aqui no ocidente todos vê o papa como se
    fosse um santo.
    Só se for do pau oco,pois ele ocultou ou faz
    vista grossa , para os padrecos que molestam
    meninos em suas igrejas.
    ONde está a satidade em tudo isto?
    Onde está a realeza em viver uma vida de
    faz de conta, enquanto irmãos do mundo
    sofrem por não terem o que comer?
    É por isso que quero mesmo que no ano(2012) que
    vem o mundo se exploda!
    Cara tá tudo errado, tudo do avesso!
    Sobre gostar, é verdade, as pessoas que só
    falam o que queremos ouvir, com medo
    de nos perder , é porque elas não nos ama
    de verdade.
    Quando realmente gostamos de alguem,
    nos preocupamos com ela.
    Portanto fazemos , colaboramos em todos
    os sentidos para o seu crescimento pessoal,
    e muitas vezes temos que ser rude, com a
    pessoa em questão.
    Pois elas não enchergam determinados,fatos
    ou situações de riscos.
    Gostar mesmo é querer proteger a pessoa das
    coisas ruins da vida, mesmo que tenhamos
    que ser grossos com elas, para abrir seus
    olhos.
    É o que acho, minha opinião!
    Sobre filmes em 3D, acredito que deva,
    assistir filmes de diretores competentes,
    que levem esta questão dos recursos necessários,
    para fazer um filme de qualidade, que se
    utilize do recursos 3D , mas que ao mesmo
    tempo não se limite apenas nos "defeitos"
    especiais.
    Que bom Dú que Bauru está crescendo,
    quem sabe não nasça daí uma versão
    hightech deste lanche que adoro tanto(BauruTech)!
    rsrsrsrsrsrrs ABraços meu querido amigo!
    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  3. Ola Edu
    tenho que te confessar, que os ultimos acontecimentos, também não me afetaram em nada, principalmente no que diz respeito ao casamento daquele garoto mimado.
    agora quanto a morte do velho Bin rsrs, eu ainda tenho algumas pulgas atraz da orelha, mas acho que quem tem que se preocupar com isso são os americanos e não nós, nosso país tem os seus proprios problemas a serem resolvidos.

    concordo com tudo que vc diz com respeito a amizade e o amor.
    eu acho que o problema é que as pessoas estão vendo filmes de mas,principalmente as comédias romanticas e acham que a vida tem que ser um conto de fadas onde tudo é perfeito, por isso vejo muitos relacionamentos fracassarem é triste, mas as pessoas parecem que preferem fujir da realidade.

    Cara eu fui uma vez assistir filme em 3D, pra saber como era, não achei tão atrativo não, e aqueles oculos me incomodaram bastante, perdi partes importantes do filme por me preocupar com os oculos fiquei chateado.

    Eu assistir ao filme Thor esse fim de semana
    e curti bastante o filme foi fiel aos quadrinhos em partes importantes, bom, eu pelo menos achei,mas pode deixar que eu não vou contar o filme rsrs.
    agora eu espero anciosamente pelo filme dos Vingadores.

    um grande abraço Edu

    ResponderExcluir
  4. Oi Eduardo,
    Acabei de rir muito do seu comentário lá no blog... gostei.
    Ow,você já reparou que as pessoas que estão muito perto de nós acabam nos incomodando em algum ponto? Isso acontece mais cedo ou mais tarde, e é sinal de que os relacionamentos precisam de ajustes, que são necessários por causa das mudanças pelas quais as partes passam ao longo da vida.
    Quanto à morte de Bin Laden: será que agora o terrorismo vai piorar muito? Espero que a Dilma não vá dar uma de Lula, que foi fazer papel de palhaço no Irã. Os países do Oriente Médio nem sabem que a gente existe, e é melhor que continue assim!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eduardo!!!!!!!!!! Eu morri de rir com:

    "A mocinha casou com o príncipe e o vilão da história morreu."

    Puxa, é verdade, foi assim mesmo!
    Aliás, o fato do vilão supostamente ter morrido, supostamente..., apagou todo glamour do casamento do século! kkkkkkkkkk mataram as pompas!

    Sobre 3D... eu sempre fico meio que tonta, alem de sentir nojo daqueles oculos...ainda mais com surtos de conjuntivite.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Quanto a morte de Bin Laden e o Casamento real, também estive cagando e andadno para esses eventos, nem assisto televisão direito, dirá lá dar importância a esses fatos superficiais...

    Concordo plenamente com tudo que você escreveu..

    Ah, 3D? n]ao curto muito também... odeio ficar o filme inteiro com aquele óculos...rs.

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Eduardo,

    O problema é que ninguém consegue corrigir ninguém. Uma pessoa pode até aconselhar a outra, mas não consegue fazê-la mudar o comportamento. Só a própria pessoa pode corrigir a si mesma, se quiser. Infelizmente, o que acontece é que a pessoa que aconselha acaba se cansando e se desgastando de tanto aconselhar a outra e o relacionamento acaba. Então, quando a gente ama alguém, deve se perguntar se é capaz de conviver com um comportamento que não gosta ou um "defeito" que a outra pessoa tenha. Se puder conviver só se a outra pessoa mudar, então é melhor desistir logo no início, porque o mais certo é que a outra pessoa não se corrija nunca.

    Agora existem comportamentos "aceitáveis" e os "inaceitáveis". Uma falta de educação ou algum mal hábito, por exemplo, pode ser aceitável. Mas um comportamento mais grave, pode ser inaceitável. Nesse último caso, vc deve pensar no seu próprio bem e sair de perto o mais rápido possível.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!